Notícias / Geral

01/07/2017 10:51 h

Piscicultores cobram protocolo de boas práticas para produção de tambaqui

Piscicultores cobram protocolo de boas práticas para produção de tambaqui

Depois de uma maratona de reuniões, visitas em propriedades de cultivo de peixe a comitiva composta por integrantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Governo do Estado e iniciativa privada realizou um grande encontro para discutir os rumos da cadeia produtiva do peixe. A reunião foi realizada na sexta-feira, em Porto Velho.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (ACIA), Francisco Hidalgo Farina, deixou claro que o Estado precisa elaborar um manual de boas práticas para a criação do tambaqui de forma economicamente viável e sustentavelmente ecológica. “Não podemos mais ficar aprendendo com os próprios erros. Precisamos trazer para Rondônia o que há de mais novo na produção de tambaqui, que é o nosso principal peixe produzido pelos piscicultores do estado”, alerta o presidente da ACIA.

Farina também pontuou na reunião que a Embrapa é o ente mais qualificado para colaborar com a cadeia produtiva na elaboração de um protocolo sanitário e genético para a piscicultura. “A Embrapa, junto com o nosso apoio, da iniciativa privada, pode contribuir muito para profissionalizarmos ainda mais os nossos piscicultores”, argumenta.

O vice-presidente da Associação dos Criadores de Peixe de Ariquemes e Região (Acripar), Edson Sápiras, também defendeu a profissionalização do setor, para que os entraves existentes sejam superados e a piscicultura continue dando bons resultados para a economia rondoniense. “Uma das formas para isso é a elaboração de um protocolo, através da Embrapa, para que possamos produzir um peixe de excelente qualidade em Rondônia”, lembra.


A partir desta reunião, a expectativa dos produtores de peixe é de que o Governo de Rondônia e os demais órgãos envolvidos neste cenário colaborem para o manejo adequado da piscicultura.

Participaram da reunião representantes do Governo de Rondônia, MAPA, Idaron, Emater, Sedam, Seagri, Fapero, Embrapa, Diagro, UFMG, USP, Acripar, ACIA e iniciativa privada.

Fonte: ACIA

Piscicultores cobram protocolo de boas práticas para produção de tambaqui
ACIA - Associação Comercial e Industrial de Ariquemes - Rondônia
Desenvolvido por: W7BR